terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A vinha ressuscitada

Deixo aqui algumas fotos da vinha de que fiz o 2011.

Trata-se de uma vinha que ando a recuperar ha dois anos, emprestada por um primo do meu pai.

Na altura a vinha jã não era podada ha 3 anos e estava ja cheia de silvado, a beira da morte, depois de 40 anos de bons serviços.



O encêpamento é uma mistura onde sobresaiem principalmente a Tinta Pinheira, o Negro Mouro e alguma Tinta Amarela. Um encepamento pouco vulgar, em vias de desaparecimento e que me importa preservar.


Tenho a tratado bem, provavelmente mimado como nunca.

O 2011 é o primeiro vinho em que me ocupei tambem da parte da viticultura.
E uma parte muito complexa e exigente quando se quer produzir vinho com caracter, mas é uma parte que da um gozo imenso. Gosto de estar na vinha, passei la muito tempo este ano, quase as minhas férias todas.

O ano de 2011 foi muito duro, muito esigente, dei o maximo, contarei isso numa proxima oportunidade.

O vinho promete, é a minha reconpença, agora compete-me não o estragar.



Vegetação, flores brancas...


Flores amarelas
Solos cheios de vida, de maneira a alimentar a bicharada do solo, necessaria a alimentação da vinha e  ao desenvolvimento das leveduras autoctonas, condição sinequanon quando se pretende fazer vinho que expressa o seu Terroir

Um solo cheio de minerais...


e com declive
Granito cor de rosa, entre outros


As cêpas velhas alimentam-se deste solo por isso importa preserva-lo

Nesta altura a vinha entra em repouso invernal, são os ciclos da natureza


Sem comentários:

Enviar um comentário