segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Porquê o nome de "Palheira do Ti Zé Bicadas"

Aproveito o facto de um colega "florista" me ter perguntado no forum da Revista de Vinhos o porquê do nome do blog para o esclarecer a todos os leitores.

Deixo por isso aqui a questão e a resposta.

Abraço a todos!


jms Escreveu:
Fantástico, é precisa muita vontade e coragem para uma empreitada destas!

Já agora, de onde vem o nome 'palheiras'?!

Obrigado pelo comentario.

E um pouco complicado responder a sua pergunta, porque tem a ver com varias coisas, mas vou tentar ser o mais claro possivel.

E uma palavra que acho que tem uma carga simbolica forte e na qual revejo o projecto.

Palheira tem a ver com a terra, com o pequeno lavrador que trabalha a terra. 
Tem a ver com a calma, com a paz que se sente no campo.
Tem a ver com pedra, pois as paredes, pelo menos ali a beira da serra, são de blocos de granito. A mesma pedra, ao fim de alguns anos, num sitio não poluido, esta em parte recoberta de lychens, testemunhos de pureza e de vida.

Tem a ver com o meio rural, com ethnologia.
Tem a ver com tradição, com a cultura e agricultura portuguesa.
Tem a ver com um passado que esta a desaparecer, com uma funcionalidade ou um modo de vida que esta a desaparcer ou que ja desapareceu.

Tem a ver com humildade, e isso acho muito bonito. Não é um château, não é um palacio, nem uma casa senhorial, é apenas uma humilde e digna palheira.

Tem a ver com o facto de não ser preciso grandes adegas ou grandes condições para se fazer um bom vinho. O mais importante é a vinha, o terroir, o trabalho do homem, não é a adega ou a assinatura do arquitecto da mesma que vão tornar o vinho no que não pode ser.

E finalmente tem a ver com o meu falecido avo e padrinho, conhecido na aldeia pelo alcunha de Ti Zé Bicadas (ja reparou que tambem as alcunhas, apesar de tão presentes na cultura portuguesa no passado, estão a desaparecer, isso daqui a umas gerações ja so os ethnologos e historiadores saberão o que é uma alcunha e a importância que teve no Portugal rural). Lembro quando era puto, quando ia de férias a Portugal de o acomanhar por vezes ao campo. Iamos no unico meio de locomoção que teve, a sua carroça puxada por uma burra. Iamos para a terra que cultivava. Enquanto ele regava, eu ficava a brincar na eira, em frente a sua palheira, onde ele gostava de dormir uma sesta, refungiando-se ai quando o calor apertava. 
Tem a ver com o orgulho que tenho nas minhas origens.
E uma forma de homenagear a sua memoria. 

Como vê é uma palavra que conjuga muita coisa. Espero ter esclarecido.

6 comentários:

  1. António
    Andava distraído e só hoje reparei que tinhas este projecto... que vou acompanhar e recomendar.
    Votos de sucesso quer para o blog quer para os teus vinhos, que espero ter oportunidade de voltar a provar.
    Abraço
    ajfneves

    ResponderEliminar
  2. and for me you always will be " da india", You are the best...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Tojo, guardo boas recordações desse dia no evento Dão e Douro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Thanks, and for me you're still "Pitito".
    Saludos

    ResponderEliminar
  5. Diga-me, ff, se puder: o eng.º Ataíde Semedo é o produtor da Bairrada?

    ResponderEliminar
  6. Viva, sim o Ataide é o produtor da Bairrada.

    ResponderEliminar