segunda-feira, 5 de maio de 2014

Relato da prova na GN Cellar

Para memoria futura, ficam aqui algumas fotos da prova que decorreu no Domingo 27 de Abril na GN Cellar, em Lisboa.

Foi uma boa oportunidade para divulgar o meu trabalho pelas terras do Dão serrano e para conviver com os enofilos da capital.



Pude assim rever amigos e conhecer ao vivo alguns de vocês que de vez em quando vêm aqui ler as minhas aventuras. So por isso ja valeu a pena a viagem! Foi mesmo muito bom!


Alem do tinto Dão Vinhas Velhas 2011, que esta a venda na GN Cellar, levei comigo algumas surpresas para quem fez o esforço de aparecer.

Na mala que me acompanhou no comboio, levei por isso tambem umas amostras do tinto de 2012 e do branco de 2013. Na vespera tinha ido a Pellada tira-las das cubas.



O branco, oriundo de 5 vinhas velhas do sopé da Serra da Estrela, foi vinificado naturalmente, sem adição de produtos enologicos, nem leveduras, nem enzimas, so uva e um minimo de sulfuroso.
Isto explica porquê passados 7 meses o vinho ainda continua a fermentar um resto de açucar residual. Foi por isso engraçado ver as reacção das pessoas ao provar este OVNI.
Quanto mais passava o tempo, mais sobressaia a mineralidade do granito serrano.


Estive la quase quatro horas. E como ja é habitual, estes vinhos requerem arrejamento prévio. Por isso decantei o 2011. Ao fim das 4 horas os restos das garrafas estavam brilhantes, deixando muito orgulhoso pelo resultado obtido depois de tanto trabalho e sacrificio.


O tinto 2012 confirma-me cada vez mais o que sempre achei desde o inicio. Os anos tardios são mesmo os melhores!

E assim foi a minha primeira experiência em provas de garrafeira. Um bom momento. Venham mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário